Veja esse artigo sobre a História do nosso Phoenix Suns.
A equipe foi fundada em 1968, quando a NBA abriu vagas para franquias de Phoenix e Milwaukee.O primeiro jogador selecionado pelo Suns foi Dick Van Arsdale. O primeiro jogo do Phoenix Suns foi em 18 de outubro de 1968 no Arizona Veterans Memorial Coliseum onde o Suns venceu o Seattle Supersonics por 116 á 107. Sua campanha naquele ano foi ruim sendo 16-66.
Phoenix Suns 1968 e Dick Van Arsdale
Já na sua segunda temporada, em 1969-70, alcançou os playoffs. Na década de 1970, os Suns entraram em boa fase, vencendo a conferência Oeste em 1975-76 após desclassificar os campeões anteriores Golden State Warriors, perdendo apenas para o Boston Celtics, mas conseguindo 42 vitórias e 40 derrotas na temporada.
Van Arsdale e Rick Barry - Suns @ Warriors - NBA Playoffs 1976
Entre o fim dos anos 70 e início dos 80, os Suns alcançaram 8 playoffs consecutivos, com duas finais de conferência; então, escândalos envolvendo drogas e uma troca de proprietário levaram a equipe a uma decadência. A sorte começou a mudar em 1988-89, quando alcançou a final de conferência, repetida no ano seguinte, participando seguidamente dos playoffs até 1991-92.
Phoenix Suns @ Los Angeles Lakers - NBA Final da Conferência Oeste 1989
Em 1992, Charles Barkley fora contratado do Philadelphia 76ers e levou o time ao título da conferência, perdendo a final para o Chicago Bulls de Michael Jordan. Barkley ficou no time até 1996, ganhando um título de jogador mais valioso (MVP) e chegando a mais três playoffs. No mesmo ano, Jason Kidd fora trazido do Dallas Mavericks, tornando-se líder da equipe e levando-a a todos os playoffs, até sua saída em 2001.
Charles Barkley MVP e NBA Finais 1993 - Phoenix Suns @ Chicago Bulls
O Suns, então, entrou em má fase após a saída de Kidd, com presença em apenas um playoff em 2002-03. O time só "ressuscitou" após Steve Nash, que começara na NBA no Suns mas estava nos Dallas Mavericks quando resolveu voltar ao Suns em 2004. Nash liderou a formação do Arizona às finais da conferência (perdendo para os campeões San Antonio Spurs) e foi escolhido MVP, com os companheiros Amare Stoudemire e Shawn Marion convocados para o All Star Game e o técnico Mike D'Antoni escolhido como melhor da NBA. No ano seguinte, nova final de conferência (perdida para o Dallas Mavericks) e MVP para Nash de novo.
Steve Nash MVP
Um time que teve bons jogadores, teve chance de ser campeão mas o que faltou mesmo na história do nosso Phoenix Suns foi um título da NBA. Mas vamos continuar torcendo que um dia vai chegar a vez do Suns ser campeão do melhor basquete do mundo, a NBA.
Postar um comentário